0 comentários juraski

Sistemas de combate a incêndio são mais do que prioridade. Para alguns tipos de edificações existem ainda determinações regulamentares. Afinal, um projeto preventivo eficiente pode ser fator decisivo para salvar vidas em casos de sinistros.

Mas antes de começar a desenvolver seu projeto de fato, é preciso estar atento às normas, além de realizar a análise rigorosa da estrutura e o levantamento dos riscos.

De acordo com a NBR 13714 – 2000, edificações que possuem área construída superior a 750 m² e/ou altura superior a 12 metros devem, obrigatoriamente, contemplar sistemas hidráulicos preventivos de combate a incêndio.

Faz-se importante salientar que essas edificações são classificadas em grupos, de acordo com o porte e ocupação, a fim de que os sistemas implementados sejam coerentes com o número de pavimentos e pessoas, por exemplo. Todos os grupos podem ser consultados através da norma.
Baixe gratuitamente: Checklist e feedback para projetos hidráulicos
Elementos dos sistemas de combate a incêndio

Além das considerações normativas, os diferentes estados do país também definem regras distintas para a implementação dos elementos que compõe um sistema preventivo. Por isso, é fundamental estar atento ao que preconiza os órgãos regulamentadores do estado em que a obra será executada.
Um sistema eficiente de combate a incêndio pode ter:

    Redes de Hidrantes
    Extintores
    Corrimão
    Escadas com proteção adequada
    Detectores de calor
    Controle de fumaça
    Sprinklers
    Quadros de comando
    Alarmes visuais e sonoros
    Rotas de fuga
    Portas corta-fogo
    Iluminação e sinalização de emergência.

Para atender aos requisitos normativos, os sistemas de hidrantes são divididos em três categorias principais que definem o tipo de esguicho, diâmetro e comprimento da mangueira, além da saída e vazão. Cada uma dessas categorias serão aplicadas, com base no grupo das edificações, como já comentamos.

sistemas-de-combate-ao-incendio

Além disso, a norma prevê que o tempo de funcionamento do sistema deve ser de 60 minutos para os tipos 1 e 2, e 30 minutos para o tipo 3.
Dimensionamento: a relação entre vazão e pressão nas redes de hidrantes

O cálculo dos componentes pode ser fator decisivo para que se obtenha sucesso com o propósito central do sistema preventivo, isto é, salvar vidas.

Assim, para que as mangueiras ou os mangotinhos tenham a pressão adequada, é necessário que o projetista considere a perda de carga e, principalmente, a relação entre vazão e pressão que, onde entra a aplicação do que chamamos de Fator K.